Processo Seletivo: 5 dicas para se preparar

Reunimos neste artigo cinco dicas para que você e sua empresa entendam quais são as ações necessárias para um

Essa entrada no mercado de trabalho pode acontecer por meio de um estágio, programa de trainee ou cargo inicial e a escolha do melhor candidato sempre é feita por um processo seletivo, independentemente do tamanho da empresa.

Para quem ainda não tem muita experiência profissional, a seleção leva em conta o potencial do candidato, sua formação e, principalmente, aspectos comportamentais. 

Por isso, em muitos casos o futuro profissional será avaliado em entrevistas e dinâmicas de grupo em que um recrutador observa como a pessoa articula suas ideias, trabalha em equipe, lida com prazos e restrições, lidera ou é liderado.

Pensando nisso, reunimos neste artigo cinco dicas para que você e sua empresa entendam quais são os procedimentos necessários nessa etapa. Confira!

Principais erros cometidos por candidatos a vagas

Cometer alguns erros na entrevista de emprego pode acabar com suas chances de ser conseguir a tão aguardada vaga. 

Ainda que você tenha mais experiência e qualificações do que as exigidas pelo anúncio, é importante se preparar adequadamente para variados tipos de processos seletivos.

Quer saber como evitar que isso aconteça? Confira quais são os erros mais comuns que os candidatos cometem nessa hora e saiba o que fazer se alguma coisa desse tipo acontecer com você.

  • Não prestar atenção na descrição da vaga
  • Não pesquisa previamente sobre a empresa
  • Não saber como se comunicar de forma oral ou escrita
  • Não saber como apresentar suas principais qualidades e defeitos

5 passos para desenvolver um processo seletivo eficiente

Para garantir que você selecione o funcionário certo na primeira vez, você precisa ter uma avaliação de candidatos forte e um processo de seleção em vigor. 

Com um processo claramente definido, você pode eliminar com eficiência os candidatos que não são adequados para o trabalho – deixando você com a pessoa perfeita para preencher sua vaga aberta. Veja abaixo:

1. Defina o perfil desejado

Toda empresa tem uma cultura. Mesmo em empresas menores, que não são ainda tão estruturadas, têm aspectos fundamentais que levam em conta e que consideram  importantes para a organização. 

Essas características precisam ser levadas em conta em primeiro lugar. Um colaborador que não está alinhado à cultura da empresa terá dificuldade em se integrar aos processos e ao time. 

Além disso, cada cargo e cada time dentro  da empresa também  tem suas especificidades. Há times que precisam de pessoas mais criativas, comunicativas ou ainda outros necessitam de pessoas que tenham facilidade para se concentrar. 

Enfim, há uma série de características que precisam ser pensadas antes mesmo do início do processo seletivo, elas que vão além das experiências profissionais que estão no currículo.

2. Avalie dar oportunidades para profissionais de dentro da empresa

Uma alternativa bastante eficaz dentro das organizações e que pode contribuir para a motivação dos colaboradores é a abertura de oportunidades internas. 

Os profissionais atuais são bastante dinâmicos e têm uma tendência a gostar de mudar com uma certa frequência. 

Para não perder bons profissionais, a  empresa pode dar a oportunidade para mudança de  área dentro da própria organização. 

A vantagem desse tipo de ação é que o  colaborador já conhece  a empresa, já tem  fit com a cultura da organização e se sentirá valorizado vendo  que consegue fazer esse tipo de movimentação no local onde já atua. 

3. Use as redes sociais à seu favor

Até pouco tempo atrás, os recrutadores contavam apenas com o currículo para fazer a análise do candidato  antes de chamá-lo para uma entrevista. Hoje não é mais assim. 

Antes de realmente ter o primeiro contato  com o profissional, é possível  buscar aspectos pessoais de cada um que podem contribuir ou não para  ele se tornar um colaborador, como  quais são os objetivos de vida, do que gosta, como são os relacionamentos, aspirações para o futuro, etc. 

Outro ponto importante é que, mesmo sem o candidato ter se inscrito para a vaga em questão, algumas redes sociais permitem encontrar esses profissionais, tornando a busca pelos candidatos mais rápida. 

Com isso, o processo de busca por profissionais se torna mais ágil e as próximas etapas também podem ser cumpridas  de um modo mais rápido. 

4. Aceite indicações dos outros colaboradores

O employer branding é uma estratégia que reúne práticas para melhorar a reputação da  empresa, tanto entre os colaboradores como  para  o mercado. 

Quando esse processo é bem feito, torna cada profissional que atua na empresa um aliado do negócio e transforma a organização em um local  onde várias outras pessoas querem trabalhar.

Esse processo é positivo tanto para conquistar novos clientes como também para atrair novos talentos. 

Entre as vantagens em adotar essa prática traz, tanto  para o departamento  de RH como  para a empresa como um todo, destaque para os seguintes benefícios:

  • Funcionários se tornam promotores da marca;
  • Principais talentos do mercado passam a se sentir atraídos pela oportunidade de trabalhar na empresa;
  • Retenção dos talentos e diminuição da rotatividade;
  • Redução de custos de processos de recrutamento.

5. Tenha acesso a um bom sistema

Com um bom software é possível aumentar a produtividade no recrutamento e prever o potencial de performance e a aderência dos candidatos à cultura organizacional. 

Com isso, é possível prever o potencial de performance e a aderência dos talentos à  cultura organizacional, tudo isso com base em algoritmos de machine learning e metodologias comprovadas de testes psicométricos.

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