A carreira em tecnologia foi amplamente impulsionada nos últimos anos e agora marca presença em quase todos os negócios.
Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, empresas de recrutamento e seleção cumprem o papel de encontrar candidatos que supram a necessidade de expansão das organizações.
Isso contribuiu para a busca por novos postos estratégicos dentro de inúmeros setores que, já conseguem perceber a importância em contar com esses profissionais.
Pensando nisso, preparamos um artigo que conta mais sobre cinco profissionais da área que podem te ajudar a direcionar seus estudos à carreira em tecnologia.
Boa leitura!
Por que ter uma carreira em tecnologia?
A necessidade gerada pela manutenção do isolamento social contribuiu para que processos inteligentes e à distância fossem ainda mais aperfeiçoados
Isso favorece quem tem uma carreira em tecnologia, já que a busca por inovações consequentes aos avanços da internet se tornou o foco de grande parte das companhias.
A busca pela redução de custos operacionais e pelo aumento da produtividade na gestão de processos, por exemplo foram motivos importantes nesse processo, Confira outros abaixo:
- o crescimento do marketing digital e do home office;
- processos de contratação centralizados e por admissão digital;
- A busca por profissionais engajados e de alta performance;
- A necessidade de desenvolvimento de softwares e de algoritmos inteligentes.
A seguir contaremos mais sobre as cinco opções de carreira em tecnologia que tem se destacado em meio a transformação digital nas organizações.
5 opções de carreira em tecnologia
Atuar no mercado da tecnologia pode abrir portas para oportunidades de crescimento que muitas vezes não são encontradas em carreiras tidas como “tradicionais”.
As opções no setor são muitas, por isso, a MTech selecionou algumas para você conhecer melhor a carreira em tecnologia.
1. Tech Recruiter
Como o próprio nome sugere, o Tech Recruiter é um profissional responsável pelo recrutamento e seleção de pessoas envolvidas no setor de tecnologia.
Esse profissional de recursos humanos precisa ter conhecimentos na área de tecnologia da informação, com considerável domínio em linguagem de programação e saber transitar pelo universo digital.
Suas habilidades permitem modernizar os processos seletivos de contratação em empresas com demanda por profissionais de TI, reduzindo custos, agilizando processos e possibilitando a formação de equipes mais engajadas e qualificadas.
2. Engenheiro de Software
Profissional bastante requisitado em empresas de todos os segmentos, o engenheiro de software é responsável pelo desenvolvimento de automações, aplicativos, programas e sistemas variados.
Sua área de atuação é extensa, podendo abranger diversas áreas como a robótica, a inteligência artificial e na administração de bancos de dados, conhecidos como big data.
Mais que apenas desenvolver programas, esse profissional também é encarregado de realizar a manutenção dos mesmos, corrigindo possíveis problemas e otimizando as funções da plataforma desenvolvida.
3. Programador Web
O programador web é o profissional que tem uma importância extremamente grande nos ambientes de pequenas, médias e, sobretudo, grandes empresas.
Ele é o responsável por criar sites, fóruns, portais, lojas virtuais, blogs e plataformas que estão relacionados com o ambiente da internet, seja para mobile ou para desktop, através de linguagens de programação.
Para ingressar em uma carreira em tecnologia nessa área é necessário domínio avançado em plataformas e linguagens de programação como Java, SQL, .NET e HTML.
4. Cientista de Dados
Coletar, armazenar e interpretar dados a fim de possibilitar análises para o desenvolvimento de estratégias eficientes são algumas das principais atribuições do cientista de dados.
A carreira em tecnologia nessa área é uma das mais buscadas no ramo, já que o grande volume de dados faz com que empresas entendam a necessidade de contratar profissionais capazes de gerenciá-los.
O trabalho do cientista de dados reúne competências nas áreas da matemática, estatística, programação e é claro, da gestão e criação de produtos e metodologias de desenvolvimento ágeis, como o scrum.
5. Especialista em Segurança da Informação
Lidar com dados em uma grande empresa é uma tarefa que exige grande preocupação pelo alto valor financeiro e ético das informações gerenciadas.
Por isso, o especialista em segurança da informação é o profissional responsável por garantir a proteção, integridade e confidencialidade de dados sensíveis.
Além disso, ele fornece suporte técnico na manipulação de plataformas de segurança, esse profissional gerencia a avaliação sobre possíveis melhorias na segurança das informações dessas organizações.